Ana Loureiro

Diretora de Comunicação da EGF

Ana Loureiro é licenciada em Ciências da Comunicação, tem Pós-Graduação em Marketing Público e é especialista em Comunicação Ambiental Estratégica, com foco nos comportamentos das pessoas enquanto gestores de recursos.  

É Diretora de Comunicação da EGF desde 2016, a empresa líder na gestão de resíduos urbanos em Portugal, uma posição que lhe permite desenvolver parcerias, pontes e sinergias com campanhas e ações inovadoras junto de todas as partes interessadas, nas quais se incluem 11 concessionárias, 174 municípios, organizações nacionais e internacionais. 

Ana Loureiro é também, desde setembro de 2020, Board Member da ISWA (International Solid Waste Association), onde representa os membros nacionais nesta entidade. Ela coopera com a ISWA desde 2002 – no passado foi Vice-Presidente e Presidente no Grupo de Comunicação da ISWA, onde ainda é um membro ativo e desenvolve trabalhos, artigos, relatórios, workshops e apresentações em fóruns internacionais dedicados à sua área de especialidade. 

Antes da EGF, o seu percurso profissional passou pela Valorsul, onde foi Diretora de Comunicação e esteve como responsável desta área durante 16 anos; e antes da Valorsul, foi técnica na Câmara Municipal de Lisboa, integrada na equipa que dinamizou e iniciou o Parque Ecológico de Monsanto.

Como profissional, tem recebido vários prémios de comunicação ao longo dos anos, com destaque para o prémio de Comunicadora do Ano 2012, atribuído pela Associação Portuguesa de Comunicação Empresarial (APCE). Os prémios mais recentes são de 2021 e são o prémio WSA – World Summit Awards Portugal, na categoria Environment & Green Energy, atribuído à aplicação Recycle BinGo; e o prémio Portugal Digital Awards 2021, na categoria Best Consumer & Professional Services Project – estes são prémios de equipa que tem o orgulho de representar e que têm sido reconhecidos em vários fóruns.

Ana Loureiro é ainda membro ativo da Associação Portuguesa de Comunicação Empresarial (APCE) e da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB).