
Carlos Pereira
Humorista
Carlos Manuel Pereira, nasceu em São Tomé e Príncipe. Estudou Ciência Política, no ISCTE, mas é no humor que escolheu fazer o seu caminho.
Atualmente divide-se entre várias áreas, humorista, argumentista, cronista, apresentador. Já atuou em algumas das grandes salas do país, tal como em alguns festivais de humor.
Conta com algumas aparições em programas de TV, tais como: Levanta-te e Ri (SIC); 5 para meia-noite (RTP 1). Em 2021, lançou a série “Barman”, idealizada, co-escrita, e protagonizada por si. Em 2022 lançou o talk-show de humor para a RTP África, “JURO QUE ACONTECEU”, idealizado e apresentado por si, que irá ter agora a sua segunda temporada.
DEBATE | RENASCER DO CAOS ATRAVÉS DO HUMOR, DA CAPACIDADE DE NOS RIRMOS OU DE SIMPLESMENTE FAZERMOS RIR OS OUTROS
O humor tem uma função? É útil? Pode mudar-nos e dar algum sentido ao que fazemos? Quem lidera e influencia os outros pode obter melhores resultados se o fizer pela via do riso? O humor pode ser salvador, mas mal empregue pode arruinar-nos? Isto de rimos, de acharmos graça às coisas e às pessoas pode ser o segredo para sairmos do caos ou para que o caos apenas nos assombre menos? Há um certo fingimento ou dissociação da realidade quando se faz humor? Como usar sem estragar, sem estragar o humor e sem estragar as pessoas ou o mundo?
Recrutar líderes sem nunca colocar como requisito saber usar o humor não será o maior erro histórico? Estarão alguns partidos políticos a perceber a importância do humor e por isso a usarem essa arte para influenciar e cativar eleitorado? Assumirão o humor como arma na sua comunicação e à conta disso conseguem bons resultados eleitorais? O humor pode dar para o torto se for mal-usado, haverá livro de instruções? Melhor, o humor ensina-se?
Pessoas que mandam, que têm uma função de grande responsabilidade normalmente optam por um registo sério, sem risos, ou espaço para o humor. Será este um estilo de liderança que deve ser seguido? Entretanto, já tivemos palhaços que ganharam eleições, já ouvimos chefes de Estado contar anedotas, que humor é este afinal que precisamos para sairmos de um certo caos onde por vezes nos vemos submersos?
Debate com Ricardo Araújo Pereira, Humorista e Escritor, Joana Marques, Humorista, Carlos Pereira, Humorista. Moderado por Pedro Afonso, Líder Empresarial e Autor.