Luís Almeida Capão

Luís Almeida Capão

Presidente Cons. Admin. Cascais Ambiente

Luís Almeida Capão, 42 anos, exerce funções como Presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente – EMAC S.A., do qual faz parte desde 2013. Tem responsabilidades na definição estratégica da empresa em toda a sua linha de atividade, desde as operações de limpeza urbana e recolha de resíduos à adaptação às alterações climáticas, passando ainda pela manutenção de espaços verdes urbanos, agricultura urbana e gestão da estrutura ecológica e promoção da biodiversidade de Cascais. As equipas da Cascais Ambiente têm desenvolvido um consistente trabalho na área da inovação e otimização operacional no sector do ambiente, que já valeram a obtenção de relevantes distinções, bem como uma abordagem de reconhecimento do cidadão como co-criador do território. 

A este cargo junta desde dezembro de 2019 o de Presidente da ALU – Associação de Limpeza Urbana, Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis. 

Na sua carreira até ao momento foi investigador no Instituto Geográfico Português na área da deteção remota, participou na génese da pioneira Agência Cascais Natura e foi chefe de gabinete do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais. 

Licenciado em Engenharia Florestal no ISA-UTL, é mestre em Sistemas de Informação no IMS-UNL e concluiu o Executive MBA na AESE/IESE - Universidade de Navarra. No seu percurso académico conta com participações na Universidade de São Paulo, no Indian Institute of Management e no IESE (Nova Iorque). É ainda autor de vários artigos científicos publicados na área da Detecção Remota e Ambiente.

|

Luís Almeida Capão, 42, president of Cascais Ambiente - Municipality Environment Company (head account 750), and also president of ALU – Urban Cleaning Association, a portuguese partnership for sustainable and smart cities. He has a BSc Eng in Forestry, a MSc Eng in Information Systems Management and an executive MBA. He wrote articles in scientific publications about Remote Detection and Environment.