Luís Rodrigues

Presidente da TAP

Luís Rodrigues é presidente do Conselho de Administração e CEO da TAP Air Portugal desde abril de 2023.

Licenciado em Economia e MBA pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (Nova SBE), em 2003 fez o Programa Avançado de Gestão na Universidade de Harvard, foi aceite no programa de doutoramento em 2019, em Ciência Política, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (entretanto suspenso).

Entre 2003 e 2008, foi diretor de marketing da Portugal Telecom, tendo sido também CEO da Fischer, entre agosto de 2008 e junho de 2009. Entre junho de 2009 e dezembro de 2014 foi administrador executivo na 'holding' TAP SGPS e da TAP S.A, tendo liderado a gestão de escalas em mais de 90 destinos. Criou e implementou um programa de redução global de custos da Companhia, vindo a assumir as funções de CFO em abril de 2014. Foi também presidente do conselho de administração da TAP Manutenção e Engenharia Brasil e administrador executivo na empresa SPdH — Serviços Portugueses de Handling, S.A.

Presidiu ainda à SATA entre o final de 2019 e abril de 2023.

 

// EN

Luís Rodrigues has been the Chairman of the Board and CEO of TAP Air Portugal since April 2023.

He holds a degree in Economics and an MBA from the Nova School of Business and Economics (Nova SBE). In 2003, he completed the Advanced Management Program at Harvard University and was accepted into the PhD program in Political Science at the Higher Institute of Social and Political Sciences of the University of Lisbon in 2019 (currently suspended).

From 2003 to 2008, he served as Marketing Director at Portugal Telecom and was also CEO of Fischer from August 2008 to June 2009. From June 2009 to December 2014, he was an executive director at TAP SGPS holding and TAP S.A., overseeing operations in over 90 destinations. He created and implemented a global cost reduction program for the company and assumed the role of CFO in April 2014. He was also Chairman of TAP Maintenance and Engineering Brazil and an executive director at SPdH — Serviços Portugueses de Handling, S.A.

He also chaired SATA from late 2019 to April 2023.

DEBATE - Decidir: A Arte de Saber Ouvir

Numa realidade cada vez mais incerta e ambígua, extremamente ruidosa, a decisão é cada vez mais difícil. O impacto das escolhas é cada vez maior. É preciso parar, escutar. A pressão do tempo, a necessidade de urgência, não se alinham com uma análise detalhada, informada e ponderada que exige tempo e silêncio. 
Quantos são os líderes que sabem ouvir? Há no silêncio das pessoas um tremendo ruído. Saberão os líderes ouvi-lo? E quando as pessoas falam, entenderão os decisores as suas palavras? Mais ainda, há bloqueios auditivos que fazem com que se oiça apenas o que se quer ouvir. Essa espécie de patologia leva os líderes para o caminho da alienação, como evitá-lo? Como conseguem os líderes encontrar o equilíbrio na tomada de decisão? Como pode um líder silenciar-se para ouvir o mundo? Ler no poema a frase que não está lá é talvez uma das competências que faz a diferença. Será isso o tal carisma de quem decide? Saber ler o que não está escrito?

 

Debate com: Luís Rodrigues, Presidente da TAP, Raul Neto, CEO da Randstad, Armindo Monteiro, CIP

Moderado por: Martim Sousa Tavares, Maestro