Mariana Barbosa

Coordenadora nacional do Heroic Imagination Project

Mariana Reis Barbosa, doutorada em Psicologia pela Universidade do Minho, é Professora Auxiliar na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.  

Tem dedicado as suas atividades de docência, investigação e intervenção à área da Psicologia da Paz e Direitos Humanos. Coordena as áreas da Educação e Psicologia na Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Católica Portuguesa. É coordenadora nacional do Heroic Imagination Project, um projeto internacional fundado e liderado por Philip Zimbardo.  

Tem sido coordenadora nacional de diversos projetos internacionais financiados pela Comissão Europeia (e.g. Safe Zone - Empowering coaches and trainers in sports to prevent youth radicalization and violent extremism); SeRV - Services and Rights for Victims of Crime).  

Representa a Universidade Católica Portuguesa na Comissão Executiva da Plataforma de Apoio a Refugiados (PAR), tendo sido fundadora e coordenadora no terreno do programa de voluntariado ‘Plataforma de Apoio a Refugiados @ Linha da Frente’ em Lesvos, na Grécia.