Vera Rodrigues

Head of People da MC

Na MC desde 2016, Vera Rodrigues é licenciada em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e possui formação avançada pela London Business School em HR Strategy. 

Natural de Bragança, iniciou o percurso profissional em 2005, numa PME no sector industrial, passou depois pela área da consultoria numa multinacional de Recrutamento Especializado e Executive Search e, após a experiência de seis anos no setor privado, assumiu o mandato de deputada à Assembleia da República, tendo sido adjunta do secretário de Estado do Turismo Adolfo Mesquita Nunes e chefe do gabinete do ministro da Economia António Pires de Lima. 

Atualmente é Head of People na MC, sendo também docente na Pós-Graduação em Gestão de Pessoas na Porto Business School e na Pós-graduação em Gestão de Pessoas e do Talento da APEU-Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. 

 

EN//

At MC since 2016, Vera Rodrigues holds a degree in Management from the Faculty of Economics at the University of Porto and has advanced training in HR Strategy from the London Business School.

A native of Bragança, she began her professional career in 2005 at an SME in the industrial sector, then moved on to consulting at a multinational specializing in Recruitment and Executive Search. After six years of experience in the private sector, she assumed a mandate as a Member of the Portuguese Parliament, serving as advisor to the Secretary of State for Tourism, Adolfo Mesquita Nunes, and Chief of Staff to the Minister of Economy, António Pires de Lima.

She is currently the Head of People at MC and also teaches in the Postgraduate Program in People Management at the Porto Business School and in the Postgraduate Program in People and Talent Management at APEU - Faculty of Economics, University of Coimbra.

Os líderes frequentemente enfrentam situações onde os valores éticos e morais podem entrar em conflito com os objetivos organizacionais. Uma liderança virtuosa sabe resolver este conflito sem pôr em causa os mais básicos princípios éticos. O que está em jogo quando se fala em ações éticas? Valores como responsabilidade, integridade e honestidade tomam-se por garantidos? O que é justo, o que a norma exige e o que se considera certo? Quem são os moderadores da verdade, do que está certo, do que é norma? E onde estão os limites, que fronteiras são intransponíveis? É importante perceber como lidar com os dilemas éticos, sem quebrar a confiança e a noção de se estar "a fazer o bem".  Que virtudes deve a liderança cultivar. No meio está a virtude e onde está o líder?

 

Debate com: Alexandre Antunes, CEO do Grupo Egor, Vera Rodrigues, Diretora de Recursos Humanos da MC.

Moderado por: Laurinda Alves, Professora de Comunicação, Liderança e Ética.