ZIYA TONG

AUTORA E PREMIADA APRESENTADORA DO DAILY PLANET

Ziya Tong é a premiada apresentadora do ‘Daily Planet’, o principal programa de ciências do Discovery Channel. O seu livro The Reality Bubble foi selecionado para o RBC Taylor Prize em 2020 e recebeu elogios de destacadas personalidade, incluindo Naomi Klein e David Suzuki, que consideram o livro de Tong como “leitura obrigatória para todos os que se preocupam com o que estamos a fazer ao planeta.”
Tong também apresentou a série ZeD da CBC nomeada para um Emmy, a série do horário nobre da PBS, Wired Science, e trabalhou como correspondente para a NOVA Science NOW ao lado de Neil de Grasse Tyson na PBS. Na primavera de 2019, participou na “batalha dos livros” anual da CBC. Depois de um debate nacional de quatro dias, venceu o prémio Canada Reads.
Tem um mestrado em comunicação pela McGIll University onde obteve a classificação Dean’s Honors. Atua como curadora no WWF International, PEN Canada, The Narwhal e WE Animals, e foi vice-presidente do World Wildlife Fund Canada.

Abrir os olhos é o repto de Ziya Tong para a Leadership Summit Portugal

Sinopse: Num mundo que se quer sustentável e onde os humanos padecem de diversos tipos de cegueira, é urgente tornar as coisas claras e visíveis para que nos possamos salvar. Ziya Tong, jornalista, escritora e apresentadora do Daily Planet ( foi  também vice-presidente do World Wildlife Fund Canada), vai mostrar-nos, na Leadership Summit Portugal, numa entrevista conduzida por Joana Castro e Costa, quais os nossos ângulos mortos e o que nos escapa ao olhar do dia-a-dia. Ângulos mortos biológicos, sociais e civilizacionais que tanto nos impedem de ver ultravioleta e infravermelhos, como também de ver o que está mesmo à nossa frente. Uma sociedade cega que precisa de abrir os olhos para se salvar é o repto que Ziya Tong traz à cimeira deste ano.