0
Participantes
0
Evento Online
0 %
Avaliação Global
0
Oradores
25 set 2025
Casino Estoril
LÍDER TV: www.lidertv.pt
MEO #165 e NOS #560
08H30 CHECK-IN
SUNRISE COFFEE & DJ
Sunrise Coffee & DJ

Lisi Gonçalves
DJ
HOST

Fernando Alvim
Comunicador
09h00
WAKE-UP TALK BY MAGNESIO SUPREMO® - FROM BUREAUCRACY TO EFFICIENCY: RETHINKING STATE REFORM
Uma avaliação da revolução tecnológica que se verifica no mundo com a IA. Quando e como a IA ultrapassou a IN? Como manter o valor da parcela inteligência natural com a tecnologia atual e futura, não substituindo o ser humano por um algoritmo? Qual o papel do “líder” no século XXI que deixou de ser egoista e viver no “ME”” para ser obrigado a viver com o “WE”? Com a participação de Nelson Pires, General Manager & Board Member da Jaba Recordati e Simon Abikzer, Director of Governance, Risk and Compliance da CyVault™.


NEW RULES FOR EARTH AND POLITICS
09h30
ABERTURA ARTÍSTICA
HOST

João Póvoa Marinheiro
Host, Jornalista da CNN
09h40
DISCURSO DE BOAS-VINDAS - ORGANIZAÇÃO

Filipe Vaz
Diretor-Geral da Tema Central
09h45
DISCURSO DE BOAS-VINDAS - CÂMARA MUNICIPAL DE CASCAIS

Nuno Piteira Lopes
Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais
10h05
TALK - NEW RULES FOR POLITICS

Sean Pillot de Chenecey
Autor e Futurista
10h30
CONVERSA - HOW CAN DEMOCRACIES WIN WARS?
Num Mundo marcado por conflitos e assimetrias de poder, as democracias enfrentam o desafio de afirmar os seus valores em cenários de guerra que testam os limites da liberdade, da opinião pública e da ação militar. Em 2025, assistimos ao fortalecimento de regimes totalitários que moldam a política interna e externa com mão de ferro. A China continua a consolidar um sistema de controlo sobre a sociedade, enquanto a Rússia, sob o regime de Putin, mantém um modelo repressivo intensificado pela guerra na Ucrânia. No Médio Oriente, Gaza está transformada num campo de crueldade humana a céu aberto, a que todos assistimos. Poderão as democracias vencer guerras em que os regimes autoritários não jogam pelas mesmas regras? A que custo? E que implicações têm para o equilíbrio global? Que acontecimentos do passado podem servir de lição para que se evitem os mesmos erros? São as bombas que vencem as guerras? Conversa com Frank Tétart, Professor e Investigador em Identidade, Poder e Geopolítica. Moderada por Maria Castello Branco, Analista Política da CNN Portugal.


10h55
TALK

Helene Westerlind
CEO da Zurich Portugal
11h15 - 11h40 COFFEE BREAK
11h40
CONVERSA - NEW RULES FOR SPACE AND BEYOND
Conversa com Ricardo Conde, Presidente da Agência Espacial Portuguesa e Nini Andrade Silva, Designer e Arquiteta de Interiores. Moderado por: Miguel Gonçalves, Comunicador de Ciência.



12h05
DEBATE - O RISCO COMO OPORTUNIDADE NAS EMPRESAS
Dados relativos à atividade de 2024 revelam que houve um decréscimo na constituição de novas empresas em Portugal e um aumento do número de insolvências. É inegável: os últimos anos são marcados por uma retração na dinâmica empresarial, reflexo do impacto de crises sucessivas (pandemia, inflação, instabilidade geopolítica), mas também uma perceção crescente do risco como um fator de paralisia e não de ação. O risco passou a ser sinónimo de incerteza, perda e retração. No entanto, a história económica, e a prática das organizações mais resilientes, mostram que o risco também pode ser a alavanca do crescimento. Como podemos distinguir entre risco evitável e risco estratégico? E como desenvolver uma cultura empresarial capaz de detetar oportunidades onde outros veem ameaças? E quais os caminhos e ferramentas para cultivar a agilidade, uma visão de longo prazo e a capacidade de adaptação para transformar contextos adversos em vantagem competitiva? Debate com Armindo Monteiro, Presidente da CIP, Alberto Ramos, Country Manager do Bankinter Portugal, Sandra Silva, CEO da Veolia e Marcelo Nico, Diretor-Geral da Tabaqueira. Moderado por Pedro Brito, Associate Dean for Executive Education and Business Transformation da Nova SBE.





12h40
ENTREVISTA
Entrevista a Luís Marques Mendes, Advogado, Conselheiro de Estado. Moderada por João Póvoa Marinheiro, Host e Jornalista da CNN.


13h10 - 15h00 LUNCH BREAK
NEW RULES FOR AI AND HUMANS
15h00
GLOBAL SHAPERS

Raquel Bilro
Global Shaper Hub Lisboa World Economic Forum
15h10
TALK - WINNER PITCH GLOBAL SHAPERS | LEADERSHIP THAT LISTENS: STORIES ROOTED IN RESILIENCE
On September 25, I will take the stage to speak about leadership, not as a title or a spotlight, but as an act of listening. I will share how growing up in my village, I saw how the voices of girls, especially those facing early marriage or social limitations, were often unheard. I didn't come with solutions, but to create a safe space where stories could be shared. I will introduce my project, Healing Through Storytelling, built on the belief that telling our truths can lead to connection, courage, and small but meaningful changes. At a time when AI and technology are redefining leadership, I believe it's essential to hold onto the human voice. Because real leadership, in my experience, starts when we choose to listen. That's he story I'll be sharing.

Warda Bouye
Global Shaper World Economic Forum
15h30
TALK

Robert Engels
Head of Capgemini AI Lab & Vice President
15h50
FLASH TALK - LEADING THE GAME, WIN WITH HUMANITY

Pedro Moura
Managing Director of Merck Portugal
16h00
TWO SIDES - NEW RULES FOR THE FUTURE OF WORK

Filipe Seixas
Business Development Director do ISQe
16h20
FLASH TALK - THE HUMAN-AI SYMPHONY: ORCHESTRATING INTELLIGENCE FOR THE FUTURE

Pedro Gomes
CEO da TP em Portugal
16h30
TALK - THE INCLUSIVE ORGANIZATION: SOLUTION-ORIENTED THINKING, AGILITY AND RESPECT

Netta Jenkins
CEO da Aerodei, Autora do livro Supercharged Teams: How Every Manager Can Build a Culture of Excellence, Host de Beyond Management ™
16h50
FLASH TALK - GAME-BASED LEARNING APLICADO AO DESENVOLVIMENTO DE HUMAN SKILLS

Eduardo Soley
Sócio e Head de Growth & Novos Negócios da Cuboo Experience
17h00
DEBATE - MORRER É BOM?
Uma conversa sobre a nossa relação com a morte em oposição a uma extensão para a vida. Será que faz sentido morrer? Ou devemos viver para sempre? Para a vida ter um sentido, este parece só existir pelo sentido de urgência que a finitude nos traz. O sentido de urgência do nosso fim, empurra-nos para a vida. Retirar a perspetiva do fim, prolongar a juventude eterna, prolongar a vida / extensão da vida – retira o sentido da vida. Será assim? Que nova condição humana é esta que vivemos? Estamos a entrar numa terceira geração, a que elimina o sofrimento, a morte, a doença, a falta de tempo. A noção do tempo, e do nosso tempo enquanto estadia na terra é um conceito que se tornou abstrato e plausível de ser comprado. Conversa com Nuno Morais Sarmento, Presidente da FLAD. moderada por Hugo van der Ding, Locutor e Criativo.


17h40
ENCERRAMENTO
SUNSET LIVE DJ & FINGER FOOD
17h40

Lisi Gonçalves
DJ
Porquê a Leadership Summit Portugal?
Assine a newsleter para ficar a par das últimas notícias e opiniões.
Indique-nos que publicações deseja receber:
Oradores
No palco da Leadership Summit Portugal pode ver oradores nacionais e internacionais que vão apresentar e discutir temas de interesse relevante para os atuais e futuros líderes.