
Pedro Afonso
Líder Empresarial e Autor
.
DEBATE | RENASCER DO CAOS ATRAVÉS DO HUMOR, DA CAPACIDADE DE NOS RIRMOS OU DE SIMPLESMENTE FAZERMOS RIR OS OUTROS
O humor tem uma função? É útil? Pode mudar-nos e dar algum sentido ao que fazemos? Quem lidera e influencia os outros pode obter melhores resultados se o fizer pela via do riso? O humor pode ser salvador, mas mal empregue pode arruinar-nos? Isto de rimos, de acharmos graça às coisas e às pessoas pode ser o segredo para sairmos do caos ou para que o caos apenas nos assombre menos? Há um certo fingimento ou dissociação da realidade quando se faz humor? Como usar sem estragar, sem estragar o humor e sem estragar as pessoas ou o mundo?
Recrutar líderes sem nunca colocar como requisito saber usar o humor não será o maior erro histórico? Estarão alguns partidos políticos a perceber a importância do humor e por isso a usarem essa arte para influenciar e cativar eleitorado? Assumirão o humor como arma na sua comunicação e à conta disso conseguem bons resultados eleitorais? O humor pode dar para o torto se for mal-usado, haverá livro de instruções? Melhor, o humor ensina-se?
Pessoas que mandam, que têm uma função de grande responsabilidade normalmente optam por um registo sério, sem risos, ou espaço para o humor. Será este um estilo de liderança que deve ser seguido? Entretanto, já tivemos palhaços que ganharam eleições, já ouvimos chefes de Estado contar anedotas, que humor é este afinal que precisamos para sairmos de um certo caos onde por vezes nos vemos submersos?
Debate com Ricardo Araújo Pereira, Humorista e Escritor, Joana Marques, Humorista, Carlos Pereira, Humorista. Moderado por Pedro Afonso, Líder Empresarial e Autor.